Programa de Formação de Professores

O objetivo do Programa de Formação de Professores é proporcionar uma extensa apresentação de assuntos específicos do budismo mahayana para capacitar os praticantes a aprofundarem seu conhecimento e experiência do Budismo, e treinar qualificados Professores da Nova Tradição Kadampa.
Todos os Professores Residentes dos Centros Budistas Kadampa seguem esse programa aprofundado de estudo e prática.

UM PROGRAMA PARA SE TORNAR UM PROFESSOR BUDISTA KADAMPA QUALIFICADO

Ingressar no Programa de Formação de Professores é um compromisso profundo e compassivo e indica claramente que a difusão do Dharma é uma das principais prioridades na vida do praticante. O programa foi criado para aqueles que desejam aprender os ensinamentos de Buda da maneira mais profunda possível e treinar para se tornarem autênticos professores de Dharma na Nova Tradição Kadampa. Um conhecimento básico dos fundamentos da prática budista é um pré-requisito para ingressar neste programa de estudos.

Além de completar os vários anos de estudo de 14 textos de Sutra e Tantra, os alunos do PFP, são incentivados a observar alguns compromissos relativos ao seu comportamento e ao estilo de vida e a completar um determinado número de retiros de meditação. Através do compromisso contínuo com esse programa de estudos, meditações, discussões e retiros, os alunos obtêm uma experiência profunda nos ensinamentos de Buda e estabelecem uma prática de meditação forte e, no seu próprio tempo, tornam-se professores qualificados, capazes de beneficiar muitas outras pessoas.

O PROFESSOR
O Programa de Formação de Professores é ensinado por Kadam Milo, professor residente do Centro Budista Kadampa Lamrim.

QUAL É A ESTRUTURA DO PROGRAMA?
Os alunos quando se matriculam, são incentivados a se comprometer com o estudo de todos os livros do programa e a participar de todas as aulas, aprender a matéria e fazer exames no final de cada módulo de estudos. As 2 aulas acontecem aos sábados pela manhã, de 09:00 às 10:45 e de 11:15 às 13:00. Se por razões válidas o aluno não puder participar de uma aula presencialmente, ele deve ouvir a gravação e apresentar por escrito um resumo da aula. Os alunos também participam ativamente da troca de oferendas no altar e arrumação da sala de meditação. Além disso

Os alunos do PFP também são incentivados a participar do maior número de pujas mensais possível (Oferenda ao Guia Espiritual, Joia-que-Satisfaz-os-Desejos, Tambores Melodiosos).

O QUE ACONTECE DURANTE AS AULAS?
Antes da aula, os alunos estudam o conteúdo do livro a ser ensinado na aula (geralmente algumas poucas páginas) e procuram memorizar os pontos essenciais. As aulas começam com preces cantadas e meditação guiada. O professor então lê a parte do livro estipulada e faz comentários ao texto. No final os alunos se dividem em duplas para discutir o ensinamento. O professor e aluno concluem com sugestões para a próxima meditação e para a prática durante a semana.

QUAL O VALOR DA MENSALIDADE?
A mensalidade custa R$160,00 e incluí as aulas do Programa Geral, além de descontos em cursos especiais e retiros.

  • Sábado | das 9h às 13h

Tem interesse em participar? Preencha este formulário https://forms.gle/9j3Eb9cVCZ6to3Zu7

Entre em contato conosco pelo Whatsapp para obter mais informações.


OS BENEFÍCIOS DE FAZER ESSES CURSOS
Explicações dadas pelo Venerável Geshe Kelsang Gyatso, nosso Guia Espiritual.

“Começar o Programa Fundamental num Centro nos dá uma grande oportunidade, porque este programa satisfaz tanto os nossos desejos como os desejos dos outros.

De que modo o Programa Fundamental satisfaz os nossos próprios desejos? Aumentando nossa sabedoria e nossa experiência de Dharma. Com sabedoria e experiência de Dharma, podemos solucionar todos os problemas que encontramos na vida diária e podemos nos proteger de perigos no futuro. Fortes maus hábitos que surgem do nosso auto-agarramento e auto-apreço têm nos acompanhado desde tempos sem início.

Todos nós queremos melhorar, queremos ser felizes e ter sucesso na vida, mas nossos maus hábitos nos levam à direção oposta. Em vez de encontrar felicidade, criamos causa para mais sofrimento. Nenhum de nós quer sofrer e, no entanto, por causa dos nossos maus hábitos, estamos constantemente fortalecendo nossas mentes deludidas, que são a causa de todo o nosso sofrimento.

Aumentando nossa sabedoria e experiência de Dharma, gradualmente iremos solucionar todos os nossos problemas e, por fim, conquistar a felicidade última da plena iluminação, o êxtase da budeidade. É assim que o Programa Fundamental pode satisfazer os nossos próprios desejos.”

Leia na íntegra.