Inscrições

/Inscrições
Inscrições2020-05-17T11:22:27-03:00

ATIVIDADES ONLINE – transmissões ao vivo, gravações e áudio aulas.

Atenção: todas as nossas atividades estão acontecendo nos mesmos dias e horários ao vivo ou pré-gravadas, pelo canal do Youtube do Centro Budista Kadampa Lamrim. As aulas presenciais estão suspensas até que esta fase do Covid passe. Faça sua inscrição para receber os links de acesso às transmissões pelo Whatsapp (ou de outra maneira, se desejar).

Transmissões ao vivo, gravações e áudios:

  • Segundas e quartas às 19:00 (ao vivo pelo Youtube);
  • Quintas às 19:30 (ao vivo pelo Youtube);
  • Sábados e domingos às 17:30 (ao vivo pelo Youtube)
  • Áudios pré-gravados por diferentes professores do Brasil – todos os dias à partir de 25/03. Ouça agora a primeira aula com nossa Diretora Espiritual Geral, Gen Kelsang Mudita: clique aqui!
  • Desafio meditação: 10 meditações guiadas para você fazer quando quiser.

Obs: Os áudios ficarão disponíveis durante 24hrs, somente até às 15:00 hrs do dia seguinte. As aulas ficarão disponíveis durante 48hrs. É proibido compartilhar o link, fazer o download ou gravar. Caso você seja de uma cidade onde já exista um Centro Budista Kadampa que esteja oferecendo atividades online, por favor, você deverá se inscrever nas atividades do seu Centro local, não podendo participar das nossas.  Precisamos proteger nosso Centro local neste período desafiador. Agradecemos muito a compreensão de todos e desejamos muita saúde e felicidade!

Conta para depósito:
Banco do Brasil
Ag.3021-x; cc.25143-7
Centro Budista Kadampa Lamrim
CNPJ – 24.534.142.0001-05

Tel: 13 99679-6618

O CBK Lamrim é uma instituição sem fins lucrativos, movida por voluntários. O valor arrecadado é destinado à manutenção de nossas atividades e o excedente é destinado ao Projeto Internacional de Templos.

Saiba mais:

Por que a prática da meditação é importante?

“Temos tão pouca paz interior que é raro desfrutarmos de uma mente serena, mesmo que por poucas horas. Se examinarmos nossa mente, perceberemos que vivemos num estado de desconforto e ansiedade quase constantes. Logo que paramos de nos preocupar com uma coisa, outra começa a nos inquietar. Nossas delusões não nos dão sossego. Temos mentes desconfortáveis e experienciamos muito pouca felicidade verdadeira. Nossas vidas atuais são extremamente atarefadas e complicadas, preenchidas por uma variedade sempre crescente de distrações.” Novo Oito Passos para a Felicidade.

Quais são os benefícios destas aulas?

“O benefício dos ensinamentos dados nestas aulas são que, através da prática sincera desses ensinamentos, você poderá solucionar seus problemas diários como os problemas da raiva, apego, ciúmes e ignorância. Poderá manter sua mente em paz o tempo todo, de modo que fique feliz o tempo todo. Você poderá manter harmonia e bom relacionamento com a família, amigos e demais pessoas de modo que possa fazê-las felizes também. Em especial, você poderá tornar sua vida humana muito significativa.”

Quais os benefícios da meditação?

“Os benefícios de treinar em meditação são que, através da sincera prática de meditar sobre os ensinamentos dados nestas aulas, você irá obter realizações espirituais que o conduzirão à libertação permanente de todos os sofrimentos desta vida e das incontáveis vidas futuras. Não há propósito maior que este. Ainda que de modo temporário, toda vez que experienciar problemas, sensações desagradáveis, depressão ou infelicidade, você poderá solucioná-los de forma imediata, pacificando sua mente pela prática da meditação. Os benefícios da meditação são incomensuráveis.”

Venerável Geshe Kelsang Gyatso Rinpoche.

Sobre o nosso Guia Espiritual:
Venerável Geshe Kelsang Gyatso é um mestre de meditação plenamente realizado e um professor de budismo de renome internacional. Venerável Geshe Kelsang Gyatso é um mestre de meditação plenamente realizado e um professor de budismo de renome internacional.

Geshe-la, como é afetuosamente chamado por seus alunos, foi inicialmente responsável pelo reflorescimento do Budismo Kadampa em nossa época. Desde oito anos de idade, Geshe-la estudou em importantes universidades monásticas do Tibete e recebeu o título de ‘Geshe’, que significa literalmente ‘amigo espiritual’. Sob a orientação do seu Guia Espiritual, Trijang Rinpoche, ele então passou os próximos 18 anos em retiros de meditação nos Himalaias.

Em 1977, ele aceitou um convite para ensinar no Centro de Meditação Kadampa Manjushri na Inglaterra, onde passou a viver e a dar ensinamentos e orientações a um grupo crescente de discípulos.

Ele publicou uma série notável de livros sobre budismo e meditação, desde livros introdutórios básicos até avançados textos filosóficos e manuais de meditação.

Geshe-la estabeleceu três notáveis programas de estudo e 1200 centros e grupos presentes em 40 países. Também treinou centenas de professores qualificados e uma crescente comunidade de monges e monjas e criou um projeto para construir Templos Budistas nas maiores cidades do mundo para o benefícios de muitas pessoas.

Em seus ensinamentos, Geshe Kelsang Gyatso Rinpoche enfatiza a importância da meditação e de sua aplicação na vida diária, a necessidade de ser verdadeiramente feliz e como cultivar um bom coração para ajudar os outros – e ele demonstra essas qualidades perfeitamente na sua própria vida.

Esse notável Professor inspira tantas pessoas de tantos diferentes países porque ele ensina dando seu exemplo de Compaixão e Sabedoria. Ele é um humilde monge budista, que se dedica a ajudar as pessoas do mundo todo a encontrarem felicidade em seus corações.

Budismo Moderno

Baseando-se na profunda linhagem da sabedoria antiga da qual é detentor, o Venerável Geshe Kelsang Gyatso nos apresenta os ensinamentos de Buda de forma que todos, até mesmo não budistas, possam facilmente aplicá-los à vida diária e começar a experimentar verdadeira paz interior.

Geshe Kelsang Gyatso tem profunda fé na aplicabilidade universal dos ensinamentos de Buda e os apresenta de um modo que todos, independentemente da nacionalidade, idade ou gênero, possamos colocá-los em prática em nosso dia-a-dia para desfrutarmos de verdadeira paz interior.

Ele compreende muito bem os problemas que as pessoas da sociedade moderna enfrentam e mostra como, por meio de simples métodos científicos ensinados por Buda, podemos solucioná-los. Embora seus ensinamentos sejam extraordinariamente claros e fáceis de compreender, eles contêm na integridade a linhagem profunda da sabedoria antiga que ele herdou de seu próprio Guia Espiritual, uma linhagem ininterrupta de grandes mestres que remonta até o próprio Buda.

A frase comumente dita por Geshe-la, “simples, mas profundo”, define perfeitamente sua apresentação incomum do Budismo Moderno.

Os Três Programas de Estudo

Geshe Kelsang Gyatso concebeu três programas de ensinamentos budistas, e todos os centros da NKT-IKBU oferecem pelo menos um deles. Esses programas – denominados Programa Geral, Programa Fundamental e Programa de Formação de Professores – constituem o coração da NKT-IKBU e são o que distinguem a Nova Tradição Kadampa de outras tradições.

Por que precisamos estudar?

Há três razões para estudarmos e praticarmos os ensinamentos de Buda:

Para desenvolver nossa sabedoria;
Para cultivar um bom coração;
Para manter um estado mental de paz.
Se nós não nos esforçarmos para desenvolver nossa sabedoria, permaneceremos ignorantes da verdade última – a verdadeira natureza da realidade. Apesar de desejarmos felicidade, nossa ignorância nos leva a cometer ações não-virtuosas, que são as principais causas de todo o nosso sofrimento.

Se não cultivarmos um bom coração, nossas intenções egoístas destruirão a harmonia e o bom relacionamento com os outros. Nós não teremos paz, e sem paz, não há chance de conseguirmos felicidade pura. Sem paz interior, a paz exterior é impossível.

Se não tivermos paz mental, não seremos felizes mesmo em condições ideais. Por outro lado, quando nossa mente esta em paz, somos felizes mesmo que as condições exteriores sejam desagradáveis.

Portanto, o desenvolvimento dessas qualidades são de suma importância para nossa felicidade diária!

Programa Geral

O Programa Geral introduz a visão, a meditação e a ação budistas básicas, bem como vários outros ensinamentos e práticas, todos dentro da tradição budista mahayana de Atisha e Je Tsongkhapa, para ajudar os praticantes a aprofundarem seu conhecimento e experiência do budismo.
Todos os ensinamentos são fundamentados nos comentários do Venerável Geshe Kelsang Gyatso.

O Programa Geral é ensinado em todos os Centros Budistas Kadampa. É um começo ideal para os interessados em conhecer melhor o budismo e a meditação.

As aulas são abertas a todos.

Assuntos que o programa abrange:

Quem foi Buda?
O que é meditação e como meditar
Como entender a mente
Vidas passadas e futuras
O que é carma?
Nossa preciosa vida humana
Morte e impermanência
O estilo de vida budista
O que é libertação?
Como desenvolver renúncia
Os três treinos superiores
Tornar-se um Bodhisattva
O estilo de vida do Bodhisattva
Vacuidade
Sutra e Tantra
Iluminação

Programa Fundamental

O objetivo do Programa Fundamental é proporcionar uma apresentação sistemática de tópicos particulares do budismo mahayana para capacitar os praticantes a aprofundarem seu conhecimento e experiência do budismo.

O programa abrange os seguintes assuntos, fundamentados nos ensinamentos de sutra de Buda e os respectivos comentários feitos pelo Venerável Geshe Kelsang Gyatso:

1. As etapas do caminho a iluminação, com base no comentário Caminho alegre da boa fortuna

2. Treino da mente, com base no comentário nos comentários Compaixão universal e Novo oito passos para a felicidade

3. O Sutra Coração, com base no comentário Novo coração de sabedoria

4. Guia do estilo de vida do Bodhisattva, com base no comentário Contemplações significativas

5. As diversas mentes, com base no comentário Como entender a mente

Os benefícios de estudar e praticar esses textos são os seguintes:

Caminho alegre da boa fortuna – obtemos a habilidade de pôr todos os ensinamentos de Buda, tanto os do sutra como os do tantra, em prática. Avançamos e concluímos facilmente as etapas do caminho à felicidade suprema da iluminação. Do ponto de vista prático, as Etapas do Caminho são como o corpo principal dos ensinamentos de Buda, e os outros ensinamentos, como as suas ramificações.

Compaixão universal e Novo oito passos para a felicidade – obtemos a habilidade de incorporar os ensinamentos de Buda em nossa vida diária e de solucionar todos os nossos problemas humanos.

Novo coração de sabedoria – obtemos uma realização da natureza última da realidade. Por obter essa realização, podemos eliminar a ignorância do agarramento-ao-em-si, que é a raiz de todo o nosso sofrimento.

Contemplações significativas – transformamos nossas atividades diárias no estilo de vida do Bodhisattva, tornando significativo cada instante da nossa vida humana.

Como entender a mente – entendemos a relação entre nossa mente e os objetos exteriores. Se entendermos que os objetos dependem da mente subjetiva, poderemos mudar o modo como os objetos nos aparecem mudando a nossa própria mente. Gradualmente obteremos a habilidade de controlar nossa mente e, assim, solucionar todos os nossos problemas.

Programa de Formação de Professores

O objetivo do Programa de Formação de Professores é proporcionar uma extensa apresentação de assuntos específicos do budismo mahayana para capacitar os praticantes a aprofundarem seu conhecimento e experiência do Budismo, e treinar qualificados Professores da Nova Tradição Kadampa.
Todos os Professores Residentes dos Centros Budistas Kadampa seguem esse programa aprofundado de estudo e prática.

O programa abrange os seguintes assuntos, fundamentados nos ensinamentos de sutra de Buda e os respectivos comentários feitos pelo Venerável Geshe Kelsang Gyatso:

1. As etapas do caminho a iluminação, com base no comentário Caminho alegre da boa fortuna.

2. Treino da mente, com base no comentário nos comentários Compaixão universal e Novo oito passos para a felicidade.

3. O Sutra Coração, com base no comentário Novo coração de sabedoria.

4. Guia do estilo de vida do Bodhisattva, com base no comentário Contemplações significativas.

5. As diversas mentes, com base no comentário Como entender a mente.

6. Guia ao caminho do meio, com base no comentário Oceano de néctar.

7. Mahamudra Vajrayana, com base no comentário Clara-luz de êxtase.

8. A disciplina moral do Bodissatva, com base no comentário O Voto do Bodhisattva.

9. Oferenda ao Guia Espiritual, com base nos comentários Grande tesouro de mérito e Mahamudra Tantra.

10. Tantra de Vajrayoguini, com base no comentário Novo Guia à Terra Dakini.

11. Solos e caminhos do mantra secreto, com base no comentário Solos e caminhos tântricos.

12. A prática do mandala do corpo de Heruka, com base no comentário A Essência do Vajrayana.

O Programa de Formação de Professores leva aproximadamente doze anos para ser concluído e requer um procedimento de inscrição e entrevista.