Todos são bem-vindos e podem participar.

A essência da prática é tomar os oito preceitos e guardá-los puramente por um período de 24 horas.

Fazendo essa prática repetidamente, habituamo-nos com a prática de disciplina moral e, portanto, tornamos nossa vida humana significativa.

Recebemos imensos benefícios praticando disciplina moral dessa maneira. Isso ajuda-nos a solucionar nossos problemas nesta vida porque evitamos as causas do sofrimento e criamos causas para termos renascimentos afortunados em vidas futuras, protegendo-nos dos sofrimentos do renascimento inferior.

Em particular, visto que é realizada com a bodhichitta (a mente que, motivada por compaixão, deseja alcançar a Iluminação para poder libertar permanentemente todos os seres sencientes do sofrimento), esta prática é muito poderosa para purificar carma negativo. Ela acumula uma vasta coleção de mérito e cria a causa para que alcancemos a felicidade insuperável da iluminação.

Se quisermos extrair a essência desta preciosa vida humana, devemos lutar para fazer essa prática o maior número de vezes possível.

Uma explicação da prática:

Quando tomamos os oito preceitos mahayana, prometemos explicitamente nos abster durante 24 horas das oito seguintes ações:

Matar
Roubar
Atividade sexual
Mentir
Tomar tóxicos
Comer depois do almoço
Sentar-se em tronos ou assentos elevados e luxuosos
Usar ornamentos, perfume etc. e cantar, dançar etc.
Estes oito pontos são, contudo, simplesmente simbólicos, pois na realidade prometemos nos abster de todas as ações não-virtuosas por 24 horas.

Tomar e guardar esses preceitos é uma prática especial de purificação. Buda compreendeu que todo o sofrimento dos seres humanos provém do carma negativo anterior desses seres; assim, ele ensinou práticas especiais para purificar carma negativo.

Para purificar nosso carma negativo, temos de praticar os quatro poderes oponentes: o poder do arrependimento, o poder da confiança, o poder da força oponente e o poder da promessa. Estes foram plenamente explicados no livro Caminho Alegre da Boa Fortuna. Dentre os quatro, aqui estamos enfatizando o poder da promessa – prometendo não repetir as ações não-virtuosas.

Podemos fazer essa promessa em muitos níveis. Podemos prometer não cometer ações não-virtuosas pelo resto da nossa vida, por um ano, por um mês, por uma semana ou, neste caso, por um dia.

Se conseguirmos manter as nossas ações de corpo, fala e mente puras por um dia, poderemos estender para dois dias, depois para três dias e assim por diante, até que, por fim, conseguiremos manter disciplina moral pura o tempo todo.

Se chegarmos a ponto de conseguir manter nossas ações de corpo, fala e mente inteiramente puras o tempo todo, teremos conquistado a Terra Pura. Com um corpo puro e uma mente pura, não existirão bases para experienciarmos sofrimento; vamos experienciar somente felicidade incessante vinda de dentro.

Todos nós queremos ser felizes – viver num ambiente puro com amigos puros, prazeres puros etc. –, mas isso é inatingível enquanto tivermos carma negativo em nossas mentes.

Portanto, precisamos confiar no método habilidoso de Buda para purificar nosso carma negativo. Esta prática é muito simples e só dura um dia; mas ela acarreta resultados enormes.

Todos são bem-vindos e podem participar.
Todo dia 15 de cada mês, às 6h30 da manhã (estar em jejum).

Basta chegar com 10 minutos de antecedência no Centro Budista e estar em jejum.
Rua Machado de Assis, 423 – Boqueirão – Santos/SP