Perguntas frequentes

Só budistas podem frequentar o Centro Budista Kadampa Lamrim?

Não é preciso ser budista para se beneficiar das aulas, meditações, preces e palestras que acontecem no CBK Lamrim. A prática da meditação ajuda a todos. Nosso Centro pertence a todos os seres vivos, esta é a orientação dada por Geshe Kelsang Gyatso. Recebemos com carinho todos os que nos visitam.

Quem foi Buda?

Buda Shakyamuni nasceu na Índia há 2.600 anos. Era um príncipe e possuía tudo o que uma pessoa possa imaginar. Ao visitar o reino do pai entrou em contato com sofrimentos como doenças, envelhecimento e morte. Percebeu que rumamos sem controle para isso e sentiu uma imensa compaixão por todos os seres vivos. Decidiu encontrar uma felicidade que fosse duradoura e retirou-se da vida comum para meditar. Quando alcançou a plena iluminação, sob a árvore bodhi, ele foi solicitado a ensinar esse caminho e durante mais de 50 anos deu 84 mil ensinamentos, que formam a base do budismo conhecido hoje.

O budismo é uma filosofia ou uma religião?

Buda nunca se pronunciou a esse respeito. Pode ser uma filosofia ou uma religião. Buda deu ensinamentos para ajudar todos os seres vivos a encontrarem felicidade e paz mental. Mas ele não impõe nada, a escolha é sempre da pessoa. Algumas procuram a felicidade limitada de uma única vida, e Buda certamente os ajudará com seus ensinamentos. No entanto, sua real intenção ao ensinar foi a de nos conduzir à felicidade duradoura da libertação e da plena iluminação.

Existe um Buda ou muitos?

Muitos. Embora Buda Shakyamuni seja aquele que normalmente chamamos de Buda, existem muitos Budas. O termo Buda significa “O Desperto”, alguém que acordou do sono da ignorância e vê as coisas como realmente são.

Como ensinamentos tão antigos continuam sendo relevantes hoje em dia?

Embora o budismo tenha aparecido primeiro na Índia e há 2.600 anos, sua relevância é universal. Buda explica que todos os nossos problemas humanos surgem da nossa própria mente confusa e negativa. Ele ensina métodos para treinar a mente e eliminar estados destrutivos, como raiva, apego, inveja etc. Esses métodos continuam sendo atuais e eficazes porque raiva é raiva em qualquer época e em qualquer pessoa.

Sutra e Tantra: qual é a diferença?

Os ensinamentos do sutra são os ensinamentos que Buda deu abertamente para todos; não exige iniciação. O tantra são ensinamentos especiais para aqueles que desenvolveram compaixão universal e desejam alcançar a iluminação rapidamente a fim de beneficiar os outros; a prática desses ensinamentos exige bênçãos especiais transmitidas durante uma cerimônia de iniciação. Os Kadampas praticam o sutra e o tantra.

Por que colocar potes de água no altar?

A prática de oferecer é uma preparação muito importante para o sucesso da nossa meditação, porque cria muito mérito e fortalece nossa mente. Uma das belezas especiais dessa prática é que todos podem fazê-la, já que é muito fácil conseguir água e sete tigelas. Ademais, quando oferecemos água, não corremos o risco de gerar cobiça ou avareza. Portanto, podemos fazer essa prática com muita pureza. Quando oferecemos água para Buda, devemos considerá-la um puro néctar, porque é assim que ele a percebe. A água representa sete substâncias de oferenda: água para beber, água para lavar, flores, incenso, luz, perfume e alimento. Elas correspondem aos sete objetos que deleitam os sentidos. Em alguns países asiáticos, é costume acolher os hóspedes com essas oferendas. Tudo o que achamos bonito e agradável pode ser oferecido com esse mesmo espírito.


O que é um puja?

É uma meditação cantada que nos ajuda a aumentar nossa boa fortuna, receber bênçãos e purificar carma negativo. Por meio dessas preces especiais criamos as condições perfeitas para encontrar paz e felicidade e ter sucesso na nossa vida espiritual.

Como o Centro se mantém financeiramente?

Cada centro da NTK é uma entidade independente e sem fins lucrativos. Não recebemos apoio financeiro de nenhuma instituição. As despesas do centro provêm dos cursos, retiros e das doações e contribuições mensais dos benfeitores do centro. Você também pode nos ajudar tornado-se um amigo e benfeitor do centro.

Alguém que nunca meditou e é completamente novo no budismo pode freqüentar as aulas?

Sim. As aulas do Programa Geral (aulas com meditação) são introdutórias e especialmente inspiradoras para quem está começando. Apesar disso, essas aulas também são úteis para praticantes mais antigos e experientes.

Como devo me vestir para ir às aulas?

Vista-se confortavelmente. Não é necessário roupas especiais. A meditação é uma atividade principalmente mental.

Quando posso começar a frequentar o Programa Geral (PG)?

Cada aula do PG tem começo, meio e fim, de modo que uma pessoa que esteja vindo pela primeira vez pode entender o ensinamento e colocá-lo em prática. Você pode participar de uma única aula ou de uma série delas.

O que acontece numa aula típica do Programa Geral (PG)?

Começamos com um relaxamento e uma prece cantada para preparar nossa motivação. O professor expõe um tema durante 20 a 30 minutos e depois conduz uma meditação. Há um espaço reservado para perguntas e, às vezes, discussões em grupo. No final, costuma-se sugerir um exercício para ser feito durante a semana.

 

Por qual livro devo começar?

Você tem várias opções. Uma delas é Como solucionar nossos problemas humanos. Outro livro interessante, que reúne os principais textos para nossa prática diária é Transforme sua vida. Quando sentir o desejo de meditar diariamente, o livro que vai ajudá-lo especialmente é o Novo manual de meditação. Consulte o catálogo da editora Tharpa e sinta-se à vontade para pedir conselhos no centro.

Como saber se minha prática está funcionando?

Perceberemos se estamos praticando corretamente ou não, observando nossa mente. Se nossa mente estiver mais controlada e em paz, isso indica claramente que estamos tendo sucesso e praticando corretamente. No entanto, ainda que estejamos estudando e meditando, se nossa mente continuar rebelde e descontrolada, isso indicará que não estamos praticando de maneira pura e sincera.

Saiba mais: