Vajra_6Um voto é uma determinação virtuosa de abandonar determinadas falhas que é gerado em associação com um ritual tradicional.

Assim como existem três tipos de disciplina moral, existem três tipos de voto: pratimoksha, bodhissatva e tântricos.

VOTOS PRATIMOKSHA

Buda deu extensas instruções sobre a disciplina moral Pratimoksha e os votos Pratimoksha nos Sutras Vinaya.

Pratimoksha significa “libertação pessoal”. Logo, o voto pratimoksha é motivado principalmente pelo desejo de alcançar a libertação pessoal do samsara.

Existem votos Pratimoksha de leigo e votos de ordenado.

Centenas de praticantes Kadampa tomaram os votos Pratimoksha de leigo; e agora existem monges e monjas Kadampa no mundo inteiro que guardam os votos Pratimoksha.

VOTOS BODHISATTVA

Os votos BodhisatTva são tomados com a motivação de bodichitta – – um sincero desejo de atingir a iluminação para ser capaz de beneficiar todos os seres vivos.

Os votos Bodhisattva são explicados em detalhe no livro O Voto do Bodhisattva.

Depois de recebê-los, podemos tomá-los novamente repetidas vezes. Manter os votos Bodhisattva é a base do Estilo de vida do Bodhisattva, que todos os Kadampas se empenham para seguir.

VOTOS TÂNTRICOS

Os votos tântricos são dados em associação com iniciações Tântricas, e são tomados com a motivação da bodichitta tântrica.

Os votos tântricos foram explicados no livro Solos e caminhos tântricos.

No Centro Budista Kadampa Lamrim organizamos a cerimônia do voto pratimoksha e bodhisattva regularmente. Informações: epc@santosmedita.org.br