Nyungne – Retiro de Jejum e Purificação

/Nyungne – Retiro de Jejum e Purificação
Nyungne – Retiro de Jejum e Purificação2019-02-02T14:44:49+00:00

Essa prática especial de jejum e purificação é feita em associação ao Buda Avalokiteshvara de mil braços, o Buda da Compaixão.

Quando?

Dias 13 e 14 de abril, à partir das 6:30 a.m. É obrigatório participar da primeira sessão de cada dia para poder participar das demais. Caso perca a primeira sessão, perderá o dia de retiro.

Horário das sessões (cada sessão dura 1h30min):

  • 6:30 – primeira sessão (obrigatória)
  • 9:00 – segunda sessão
  • 16:00 – terceira sessão

Inscrições

  • Dia de retiro: R$40,00 (50% de desconto para alunos do PF e CK | pagar na recepção) – Incrição dia: https://pag.ae/7UzPuDHVq
  • Retiro completo: R$60,00 (50% de desconto para alunos do PF e CK | pagar na recepção) – Inscrição completo: https://pag.ae/7UzPuTj-q

Sobre o Nyungne

O Nyungne é  uma prática extremamente poderosa para purificar carma negativo de corpo, fala e mente e também para pacificar fortes delusões, como apego desejoso e raiva. É também um método especial para receber poderosas bênçãos do Buda da Compaixão – Avalokiteshvara – e melhorar nossa experiência de amor, compaixão e bodhichitta (mente de Iluminação).

Abril é um mês especial para os budistas. Os 14 primeiros dias de abril são multiplicadores. Isso quer dizer que o mérito de nossas ações virtuosas é multiplicado por 100 mil nesses dias e no dia 15, dia da iluminação de Buda, por 10 milhões. Durante esse período devemos, portanto, intensificar nossa prática de virtude.  Atenção: no dia 15 comemoraremos o dia da iluminação de Buda com a Prece Oferenda ao Guia espiritual, às 19:30 e todos são muito bem-vindos (atividade gratuita | é costume trazer oferendas que não contenham carne ou álcool)

No primeiro dia do Nyungne, é costume abster-se de todas as refeições exceto o almoço. No segundo dia, fazemos um jejum completo de comida e bebida durante 24 horas. 

Aqueles que não forem capazes de fazer o jejum completo no segundo dia podem participar das sessões, desde que tomem os Oito Preceitos Mahayana neste dia.

O mantra do Buda de Avalokiteshvara é OM MANI PÄME HUM

Instruções para o retiro com a prática “Gota de Néctar Essencial”

(Nyungnä).

Este retiro, Gota de Néctar Essencial, é realizado todos os anos nos Centros Budistas Kadampa, para celebrar o Dia da Iluminação de Buda.

Consiste numa prática especial de jejum e de purificação, realizada em conjunção com a sadhana de Avalokiteshvara de Mil Braços. É uma prática muito poderosa para purificar carma negativo de corpo, palavra e mente, e para pacificar delusões fortes, tais como o apego desejoso e o ódio. É também um método especial para receber bênçãos e para aumentar a nossa experiência de amor, compaixão e bodhichitta.

A prática é realizada durante dois dias, tomando-se os Oito Preceitos Mahayana no início de cada dia. No primeiro dia, os participantes devem abster-se de tomar todas as refeições com exceção do almoço. No segundo dia, é costume fazer-se jejum completo, abstendo-se de toda a comida e bebida durante vinte e quatro horas. Em ambos os dias são realizadas três sessões da prática – uma logo pela manhã, outra antes do almoço e outra no final da tarde. Aqueles que não forem capazes de fazer jejum completo no segundo dia, podem participar no retiro desde que tomem os Oito Preceitos Mahayana nesse dia, abstendo-se de tomar todas as refeições com excepção do almoço.

Os Oito Preceitos Mahayana

A prática de tomar e manter os Oito Preceitos Mahayana é uma prática especial de disciplina moral, realizada com a motivação de Bodhichitta. A sua essência consiste em tomar os oito preceitos e guardá-los puramente por um período de vinte e quatro horas. Envolvendo-nos nesta prática, repetidamente, familiarizamos a nossa mente com disciplina moral e tornamos a nossa vida humana significativa.

Os benefícios de praticar disciplina moral são imensos. Ajuda-nos a resolver os problemas desta vida, evitando que criemos as causas do sofrimento, e ajuda-nos a criar as causas para obter renascimentos afortunados nas vidas futuras, protegendo-nos assim dos dolorosos sofrimentos dos renascimentos inferiores.

Por ser feita com a motivação de bodhichitta, esta prática é especialmente poderosa para purificar carma negativo. Também nos permite acumular uma grande quantidade de mérito e criar as causas para alcançar a felicidade insuperável da iluminação.

Quando tomamos os Oito Preceitos Mahayana, prometemos explicitamente abster-nos, por um período de vinte e quatro horas, de oito ações:

  1. Matar;
  2. Roubar;
  3. Manter atividade sexual;
  4. Mentir;
  5. Tomar intoxicastes;
  6. Comer depois do almoço;
  7. Sentar-se em assentos ou tronos altos e luxuosos;
  8. Vestir ornamentos,usar perfume,cantar,dançar,etc…

No entanto, estas oito ações são meramente simbólicas, pois na realidade estamos prometendo abster-nos de todas as ações não-virtuosas durante vinte e quatro horas.

Esta prática, apesar de muito simples e de durar apenas um dia, traz excelentes resultados no futuro.

Significado da Palavra

Nyung … Significa jejum

Nä       … Significa permanente

Durante as sessões de retiro não serão dadas explicações sobre aprática, por isso recomenda-se que os participantes compareçam à introdução ou leiam atentamente as instruções.
É tradicional que cada participante traga oferendas para por no altar. Estas devem ser frescas e puras, por ex.: flores, velas, incenso, mel, compotas, bolos, bolachas, etc., e não devem incluir álcool, carne, peixe, ovos, cebola, alho ou especiarias.
Para participar nas sessões do retiro é necessário comparecer à sessão de Preceitos Mahayana no inicio de cada dia, mas a participação nas restantes sessões é opcional.

Os que estiverem incapacitados de se envolver em um jejum completo, poderão participar dos pujas do 2º dia, desde que tomem os Oito Preceitos Mahayana nesse dia também.

Sadhanas

Serão utilizadas as seguintes sadhanas:

  • Vida Pura
  • Gota de Néctar Essencial.

Silêncio

Deverá ser mantido o máximo de silêncio durante todo o retiro.

Fim do Jejum

O jejum termina às 06:30 horas do 3º dia.

Palavras de Encorajamento de Geshe Kelsang Gyatso

A prática “Gota de Néctar Essencial”, ou Nyungnä, é um ioga que Arya Avalokiteshvara mostrou para Bhikkshuni Palmo, diretamente. Avalokiteshvara era o Yidam dela, de Bhikkshuni Palmo.

De um ponto de vista convencional, Bhikkshuni Palmo era uma Yogini muito elevada, que tinha conexões muito próximas à Avalokiteshvara e teve muitas visões dele.

Do ponto de vista último ela era uma manifestação de Avalokiteshvara.

As vezes os Budas e os Bodhisattvas, se manifestam como homens e mulheres, aparentemente comuns, para beneficiar os seres sencientes.

A pratica do Nyungnä é um método para purificar negatividades muito profundo. Purificar é o propósito principal para envolver-se nessa prática.

Todas as ações negativas externas são criadas através de nossas 3 portas :corpo, fala e mente.

Ações Físicas

Para purificar as nossas ações negativas físicas, fazemos prostrações e oferendas, durante a pratica do Nyungnä.

Nós criamos incontáveis ações negativas no passado; incontáveis ações de prejudicar os outros, roubar e má conduta sexual, nesta e nas vidas passadas que não têm um início. Nós matamos incontáveis seres sencientes no passado. Nossa consciência é como um recipiente no qual é guardada tanta negatividade. Nós devemos portanto, nos motivar a purificar todas essa negatividades nesses dois dias de retiro de Nyungnä.

Devemos nos encorajar dessa forma, enfrentando qualquer dificuldade física, alegremente.

Se experienciarmos qualquer desconforto físico, devemos pensar: “isso faz parte da purificação de minhas ações negativas”.

Ações Verbais

Para purificar todas as nossas ações verbais negativas, devemos pensar: “durante os dois dias de retiro de Nyungnä, vou observar silêncio. Vou falar apenas palavras conectadas com o Dharma e que sejam boas e benéficas para os outros, e especialmente, nunca devo dizer nada prejudicial.

O Verdadeiro Retiro

O verdadeiro dia de retiro, é o segundo dia. No passado, criamos muitas ações negativas, para  obter comida, especialmente em nossas renascimentos como animais. Para purificar essas ações devemos decidir: eu não irei comer e nem beber nada no segundo dia.

Após tomar os preceitos no primeiro dia, nós podemos almoçar mas no segundo dia não devemos comer nem beber. A razão para fazer isso é purificar as ações que criamos, por desejar e por obter comida no passado. Iremos passar por alguns desconfortos de corpo, fala e mente no presente, para purificar as negatividades de corpo, fala e mente.

Porque essas negatividades obscurecem nossa mente, nós somos incapazes de obter realizações de Dharma.

A força de visualizar Avalokiteshvara, recitar seu mantra e fazer prostrações, são boas condições para se ganhar realizações de Dharma. Lembrando disso e reconhecendo que a prática do Nyungnä é um método especial para acumular uma grande riqueza de méritos, devemos ter a forte determinação de fazer essa pratica, pelos próximos dois dias.

Aqueles que estão doentes e que podem ser prejudicados pelo jejum, devem verificar se devem fazer isso, mas em geral nós devemos nos sentir muito afortunados por ter a oportunidade de fazer essa prática. Pela força dessa mente alegre e bem motivada, nossa pratica de Nyungnä se tornará extremamente poderosa.

Em ambas as manhãs, iremos fazer o Sojong Mahayana (“reviver e purificar”, os Oito Preceitos Mahayana) juntos. Quando os fizermos, pensamos: “estou fazendo isso em frente de todos os Budas e Bodhisattvas”.

Há oito preceitos a observar e há explicações deles disponíveis em Português, de forma que vocês podem verificar quais são eles. É muito importante mantê-los puramente.

A coisa mais importante de ser lembrada durante a pratica do Nyungnä, é manter forte fé e devoção à Arya Avalokiteshvara. Você deve pensar que você está fazendo essa prática para tornar-se próximo de Avalokiteshvara, o Buda da compaixão. Dessa forma todas as suas práticas se tornarão poderosos métodos de purificação e acumulação, e dentro de apenas 2 dias você receberá grandes benefícios. Mesmo que você tenha alguns problemas e desconfortos, você pode pensar: “bom, tudo isso é parte de minha purificação”. No fim da prática é importante não esquecer de dedicar puramente.

Se você não recebeu uma iniciação de Avalokiteshvara, então você não deve se auto-gerar como Arya Avalokiteshvara no começo da sadhana. Nessa sadhana, ambas, a auto-geração e a geração em frente, são feitas juntas. Isso difere da sadhana de Manjushri onde são feitas em momentos diferentes: primeiro a auto-geração e então a geração em frente. Na sadhana de Avalokiteshvara as gerações das deidades são mais concisas. Se você não recebeu a iniciação apropriada, você pode visualizar Avalokiteshvara em frente de você e recitar as preces e mantras à deidade gerada em frente. Se você recebeu a iniciação apropriada, você pode fazer ambas, a auto-geração e a geração em frente.
Não há diferença, do ponto de vista de receber bênçãos e fazer purificação, se você recebeu a iniciação ou não.Essa prática especial de jejum e purificação é feita em associação ao Buda Avalokiteshvara de mil braços. É uma prática extremamente poderosa para purificar carma negativo de corpo, fala e mente e também para pacificar fortes delusões, como apego desejoso e raiva. É também um método especial para receber poderosas bênçãos e melhorar nossa experiência em amor, compaixão e bodhichitta.

Consulte nossa agenda. Dúvidas? Envie um email para contato@santosmedita.org.br