Baseando-se na profunda linhagem da sabedoria antiga da qual é detentor, o Venerável Geshe Kelsang Gyatso nos apresenta os ensinamentos de Buda de forma que todos, até mesmo não budistas, possam facilmente aplicá-los à vida diária e começar a experimentar verdadeira paz interior.

Geshe Kelsang Gyatso tem profunda fé na aplicabilidade universal dos ensinamentos de Buda e os apresenta de um modo que todos, independentemente da nacionalidade, idade ou gênero, possamos colocá-los em prática em nosso dia-a-dia para desfrutarmos de verdadeira paz interior.

Ele compreende muito bem os problemas que as pessoas da sociedade moderna enfrentam e mostra como, por meio de simples métodos científicos ensinados por Buda, podemos solucioná-los. Embora seus ensinamentos sejam extraordinariamente claros e fáceis de compreender, eles contêm na integridade a linhagem profunda da sabedoria antiga que ele herdou de seu próprio Guia Espiritual, uma linhagem ininterrupta de grandes mestres que remonta até o próprio Buda.

A frase comumente dita por Geshe-la, “simples, mas profundo”, define perfeitamente sua apresentação incomum do Budismo Moderno.

Todos são bem-vindos!

Os Três Programas de Estudo

Geshe Kelsang Gyatso concebeu três programas de ensinamentos budistas, e todos os centros da NKT-IKBU oferecem pelo menos um deles. Esses programas – denominados Programa Geral, Programa Fundamental e Programa de Formação de Professores – constituem o coração da NKT-IKBU e são o que distinguem a Nova Tradição Kadampa de outras tradições.

O Budismo Hoje (webserie em 10 capítulos)

Por que precisamos estudar?

Há três razões para estudarmos e praticarmos os ensinamentos de Buda:

  • Para desenvolver nossa sabedoria;
  • Para cultivar um bom coração;
  • Para manter um estado mental de paz.

Se nós não nos esforçarmos para desenvolver nossa sabedoria, permaneceremos ignorantes da verdade última – a verdadeira natureza da realidade. Apesar de desejarmos felicidade, nossa ignorância nos leva a cometer ações não-virtuosas, que são as principais causas de todo o nosso sofrimento.

Se não cultivarmos um bom coração, nossas intenções egoístas destruirão a harmonia e o bom relacionamento com os outros. Nós não teremos paz, e sem paz, não há chance de conseguirmos felicidade pura. Sem paz interior, a paz exterior é impossível.

Se não tivermos paz mental, não seremos felizes mesmo em condições ideais. Por outro lado, quando nossa mente esta em paz, somos felizes mesmo que as condições exteriores sejam desagradáveis.

Portanto, o desenvolvimento dessas qualidades são de suma importância para nossa felicidade diária!

Programa Geral

O Programa Geral introduz a visão, a meditação e a ação budistas básicas, bem como vários outros ensinamentos e práticas, todos dentro da tradição budista mahayana de Atisha e Je Tsongkhapa, para ajudar os praticantes a aprofundarem seu conhecimento e experiência do budismo.
Todos os ensinamentos são fundamentados nos comentários do Venerável Geshe Kelsang Gyatso.

O Programa Geral é ensinado em todos os Centros Budistas Kadampa. É um começo ideal para os interessados em conhecer melhor o budismo e a meditação.

As aulas são abertas a todos.

Assuntos que o programa abrange:

  • Quem foi Buda?
  • O que é meditação e como meditar
  • Como entender a mente
  • Vidas passadas e futuras
  • O que é carma?
  • Nossa preciosa vida humana
  • Morte e impermanência
  • O estilo de vida budista
  • O que é libertação?
  • Como desenvolver renúncia
  • Os três treinos superiores
  • Tornar-se um Bodhisattva
  • O estilo de vida do Bodhisattva
  • Vacuidade
  • Sutra e Tantra
  • Iluminação

Programa Fundamental

O objetivo do Programa Fundamental é proporcionar uma apresentação sistemática de tópicos particulares do budismo mahayana para capacitar os praticantes a aprofundarem seu conhecimento e experiência do budismo.

O programa abrange os seguintes assuntos, fundamentados nos ensinamentos de sutra de Buda e os respectivos comentários feitos pelo Venerável Geshe Kelsang Gyatso:

1. As etapas do caminho a iluminação, com base no comentário Caminho alegre da boa fortuna

2. Treino da mente, com base no comentário nos comentários Compaixão universal e Novo oito passos para a felicidade

3. O Sutra Coração, com base no comentário Novo coração de sabedoria

4. Guia do estilo de vida do Bodhisattva, com base no comentário Contemplações significativas

5. As diversas mentes, com base no comentário Como entender a mente

Os benefícios de estudar e praticar esses textos são os seguintes:

Caminho alegre da boa fortuna – obtemos a habilidade de pôr todos os ensinamentos de Buda, tanto os do sutra como os do tantra, em prática. Avançamos e concluímos facilmente as etapas do caminho à felicidade suprema da iluminação. Do ponto de vista prático, as Etapas do Caminho são como o corpo principal dos ensinamentos de Buda, e os outros ensinamentos, como as suas ramificações.

Compaixão universal e Novo oito passos para a felicidade – obtemos a habilidade de incorporar os ensinamentos de Buda em nossa vida diária e de solucionar todos os nossos problemas humanos.

Novo coração de sabedoria – obtemos uma realização da natureza última da realidade. Por obter essa realização, podemos eliminar a ignorância do agarramento-ao-em-si, que é a raiz de todo o nosso sofrimento.

Contemplações significativas – transformamos nossas atividades diárias no estilo de vida do Bodhisattva, tornando significativo cada instante da nossa vida humana.

Como entender a mente – entendemos a relação entre nossa mente e os objetos exteriores. Se entendermos que os objetos dependem da mente subjetiva, poderemos mudar o modo como os objetos nos aparecem mudando a nossa própria mente. Gradualmente obteremos a habilidade de controlar nossa mente e, assim, solucionar todos os nossos problemas.

Programa de Formação de Professores

O objetivo do Programa de Formação de Professores é proporcionar uma extensa apresentação de assuntos específicos do budismo mahayana para capacitar os praticantes a aprofundarem seu conhecimento e experiência do Budismo, e treinar qualificados Professores da Nova Tradição Kadampa.
Todos os Professores Residentes dos Centros Budistas Kadampa seguem esse programa aprofundado de estudo e prática.

O programa abrange os seguintes assuntos, fundamentados nos ensinamentos de sutra de Buda e os respectivos comentários feitos pelo Venerável Geshe Kelsang Gyatso:

1. As etapas do caminho a iluminação, com base no comentário Caminho alegre da boa fortuna.

2. Treino da mente, com base no comentário nos comentários Compaixão universal e Novo oito passos para a felicidade.

3. O Sutra Coração, com base no comentário Novo coração de sabedoria.

4. Guia do estilo de vida do Bodhisattva, com base no comentário Contemplações significativas.

5. As diversas mentes, com base no comentário Como entender a mente.

6. Guia ao caminho do meio, com base no comentário Oceano de néctar.

7. Mahamudra Vajrayana, com base no comentário Clara-luz de êxtase.

8. A disciplina moral do Bodissatva, com base no comentário O Voto do Bodhisattva.

9. Oferenda ao Guia Espiritual, com base nos comentários Grande tesouro de mérito e Mahamudra Tantra.

10. Tantra de Vajrayoguini, com base no comentário Novo Guia à Terra Dakini.

11. Solos e caminhos do mantra secreto, com base no comentário Solos e caminhos tântricos.

12. A prática do mandala do corpo de Heruka, com base no comentário A Essência do Vajrayana.

O Programa de Formação de Professores leva aproximadamente doze anos para ser concluído e requer um procedimento de inscrição e entrevista.

Venha nos conhecer. Todos podem participar das atividades, budistas e não-budistas.

Por onde começar?

Saiba mais: