As inscrições já estão abertas!

Início: dia 17/08.

Duração: 3 meses.

O QUE O BUDISMO ENSINA?

O Budismo nos ensina que precisamos seguir um caminho espiritual para podermos encontrar o que todos procuramos, felicidade duradoura e sentido em nossas vidas. Para seguir esse caminho é importante ter uma conexão próxima com um professor qualificado que possa nos motivar e dar conselhos práticos, ouvir ensinamentos puros de Dharma e fazer parte de uma comunidade espiritual forte. Dessa maneira, podemos adquirir uma compreensão profunda dos ensinamentos de Buda, manter uma prática diária de meditação poderosa e concentrada e fazer genuíno progresso espiritual.

ESTUDO REGULAR

O objetivo do Programa de Formação de Professores é proporcionar uma extensa apresentação de assuntos específicos do budismo mahayana para capacitar os praticantes a aprofundarem seu conhecimento e experiência do Budismo e, também para aqueles que desejarem beneficiar os outros por meio de ensinamentos de Dharma, iniciar o treinamento de qualificados Professores da Nova Tradição Kadampa. Todos os Professores Residentes dos Centros Budistas Kadampa seguem esse programa aprofundado de estudo e prática durante muito anos.

UM PROGRAMA DE ESTUDOS ÚNICO

Através das aulas, da prática de meditação regular, do estudo sistemático e de grupos de discussão e aulas de habilidades de ensino, o PFP oferece o mesmo tipo de treinamento seguido por praticantes espirituais de uma linhagem ininterrupta que data da época de Buda Shakyamuni (624 a.C.). É dessa maneira que somos capazes de obter uma autêntica experiência do Dharma, ao mesmo tempo que mantemos nosso estilo de vida atual.

Fazendo parte dessa turma, vamos adquirir grande segurança na pratica da meditação, desenvolvendo crescente habilidade e autoconfiança à medida em que aprendemos e dominamos desde técnicas simples para superar os problemas diários, até práticas mais elaboradas que conduzem à felicidade pura e paz interior permanente.

Durante o estudo, surgem calorosas amizades, já que os alunos naturalmente inspiram uns aos outros, compartilhando insights e experiências do caminho espiritual.

QUAL LIVRO VAMOS ESTUDAR?

O Voto do Bodhisattva, de Geshe Kelsang Gyatso.

Um Bodhisattva é um amigo do mundo que, motivado por compaixão, procura a iluminação para beneficiar todos os seres vivos. Neste guia a uma vida compassiva, Geshe Kelsang explica em detalhe como tomar e manter os votos do Bodhisattva, como purificar mentes negativas, e como praticar as ações de um Bodhisattva: dar, disciplina moral, paciência, esforço, concentração e sabedoria. Com a companhia deste livro, podemos ingressar no estilo de vida do Bodhisattva e progredir ao longo do caminho à iluminação total.

UM PROGRAMA PARA SE TORNAR UM PROFESSOR BUDISTA KADAMPA QUALIFICADO

Ingressar no Programa de Formação de Professores é um compromisso profundo e compassivo e indica claramente que a difusão do Dharma é uma das principais prioridades na vida do praticante. O programa foi criado para aqueles que desejam aprender os ensinamentos de Buda da maneira mais profunda possível e treinar para se tornarem autênticos professores de Dharma na Nova Tradição Kadampa. Um conhecimento básico dos fundamentos da prática budista é um pré-requisito desejável para ingressar neste programa de estudos.

Além de completar os vários anos de estudo de 14 textos de Sutra e Tantra, os alunos do PFP, são incentivados a observar alguns compromissos relativos ao seu comportamento e ao estilo de vida e a completar um determinado número de retiros de meditação.  Através do compromisso contínuo com esse programa de estudos, meditações, discussões e retiros, os alunos obtêm uma experiência profunda nos ensinamentos de Buda e estabelecem uma prática de meditação forte e, no seu próprio tempo, tornam-se professores qualificados, capazes de beneficiar muitas outras pessoas.

O PROFESSOR
O Programa de Formação de Professores é ensinado por Kadam Milo, professor residente do Centro Budista Kadampa Lamrim.

QUAL É A ESTRUTURA DO PROGRAMA?
Os alunos quando se matriculam, são incentivados a se comprometer com o estudo de todos os livros do programa e a participar de todas as aulas, aprender a matéria e fazer exames no final de cada módulo de estudos. As 2 aulas acontecem aos sábados pela manhã, de 09:00 às 10:45 e de 11:15 às 13:00. Se por razões válidas o aluno não puder participar de uma aula presencialmente, ele deve ouvir a gravação e apresentar por escrito um resumo da aula. Os alunos também participam ativamente da troca de oferendas no altar e arrumação da sala de meditação. Além disso

Os alunos do PFP também são incentivados a participar do maior número de pujas mensais possível (Oferenda ao Guia Espiritual, Joia-que-Satisfaz-os-Desejos, Tambores Melodiosos).

O QUE ACONTECE DURANTE AS AULAS?
Antes da aula, os alunos estudam o conteúdo do livro a ser ensinado na aula (geralmente algumas poucas páginas) e procuram memorizar os pontos essenciais. As aulas começam com preces cantadas e meditação guiada. O professor então lê a parte do livro estipulada e faz comentários ao texto. No final os alunos se dividem em duplas para discutir o ensinamento. O professor e aluno concluem com sugestões para a próxima meditação e para a prática durante a semana.

QUAL O VALOR DA MENSALIDADE?
A mensalidade custa R$150,00 e incluí as aulas do Programa Geral, além de descontos em cursos especiais e retiros. É obrigatório adquirir o Voto do Bodhisattva e levar o livro nas aulas durante o curso.

  • Sábado | das 9h00 às 13h00

INSCREVA-SE:

Livro + 1ªmensalidade: R$175,00 – https://pag.ae/7UMv5HVsH

Conta para depósito:

Banco do Brasil
Ag.3021-x; cc.25143-7
Centro Budista Kadampa Lamrim
CNPJ – 24.534.142.0001-05

O CBK Lamrim é uma instituição sem fins lucrativos movida por voluntários. O valor arrecadado é destinado à manutenção de nossas atividades e o excedente é destinado ao Projeto Internacional de Templos.


Leia uma palestra do Venerável Geshe-la sobre a importância dos Programas de Estudo, na íntegra.